segunda-feira, 9 de maio de 2011

O acesso a educação e a sua importância na vida do jovem

           A desigualdade social esta presente em todos os países do mundo, e no Brasil não é diferente, apesar de ser um país rico os índices de desigualdade social são muito altos e as pessoas das classes mais abastadas são os mais favorecidos.  A dificuldade no acesso a educação, cultura, e garantias fundamentais, fazem com que determinadas pessoas infrinjam a lei.
            O caso dos jovens infratores é um problema proveniente das desigualdades sociais, afinal o jovem que não encontra oportunidade para estudar, ter um trabalho digno acaba se entregando para o caminho do crime, pois esta alternativa “parece” ser mais rápida e fácil para obtenção de resultados dos quais ele (o jovem) almeja.  Para entender o problema do menor infrator é necessária uma  responsável reflexão sobre conceitos humanísticos  que serviram de alicerce na mentalidade das pessoas, culminando na construção de um mundo melhor.
            Fazer jus ao Art. 6º das Constituição Federal de 88, não tem sido uma tarefa fácil, afinal faltam muitos investimentos do governo para a população, especialmente para os jovens, onde o acesso a educação tem sido cada vez mais difícil. A educação é um dos direitos sociais mais importantes para as pessoas, pois com elas conquistamos nossa independência intelectual a financeira. Mas como já foi citado, na falta dela, o menor se vê na situação de infringir a lei.
Muitas pessoas preocupadas com a situação do menor infrator acabam ajudando para amenizar a situação, na cidade de salvador por exemplo existem muitas iniciativas sociais, que tem um papel importante na vida do menor infrator. Tomando como exemplo o CASE, que é uma instituição que funciona em salvador.

“Fundada em 1978, sua missão é promover o atendimento integral ao adolescente infrator de acordo com as leis, normas e recomendações de âmbito nacional e internacional, com ênfase no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Desde então atua na proteção e promoção de saúde, educação, esporte, cultura, profissionalização, dignidade e cidadania de adolescentes em situação de privação de liberdade.” ,< http://casesalvador.blogspot.com/2008/08/artigo-o-menor-infrator-e-o-descaso.html>
           
     As organizações não- governamentais (ONG’s) Eletrocooperativa (Pelourinho), Ágata Esmeralda (Vale dos Lagos) e Kabum (Nordeste de Amaralina), trabalham com adolescentes de bairros periféricos de Salvador para incluí-los socialmente, formando cidadãos. < http://jornalfalacomunidade.wordpress.com/2008/10/15/programas-sociais-auxiliam-jovens-em-salvador/ >

Enfim, para                                                   Para solução do problema é necessário a ajuda de todos, e o caso dos menores infratores é um tema muito importante a ser discutido, afinal devemos fazer jus ao Art 3º I da CF/88 onde o objetivo fundamental é a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

BRASIL. Constituição, 1988.

g

hjfgh
Ref





Nenhum comentário:

Postar um comentário